Conhecendo um pouco da história



O Bairro Rubem Berta, localizado na zona norte da cidade de Porto Alegre, começou a ser ocupado a partir da falência de uma construtora que, ao não terminar um conjunto habitacional, transformou o local em esqueletos de cimento abandonados. Muitas pessoas, que tinham sido sorteadas para receberem suas moradias, estavam impacientes ao ver os 3.712 apartamentos totalmente abandonados.

A população resolveu, então, ocupar os imóveis e assumir a responsabilidade de terminar as obras que ainda faltavam. Após a ocupação, surgiu a necessidade de organização desta comunidade, que acreditava que a união facilitaria a negociação com os órgãos públicos que foram resistentes à ocupação.

A Associação Comunitária dos Moradores do Bairro Rubem Berta (AMORB) surgiu, então, para auxiliar na organização dessa comunidade. Dentre os projetos realizados pela AMORB, destaca-se o da Rádio AMORB/FM, que é um espaço de integração da comunidade local.

Dentre as programações da rádio está o programa “Saúde na comunidade”, que ocorre semanalmente, desde 2008, nas quartas-feiras, das 10h às 11h. Esse programa é realizado por um grupo de profissionais da UBS Rubem Berta, Residentes dos Programas de Residência Médica e Multiprofissional do Grupo Hospitalar Conceição e bolsistas do projeto de extensão da UFRGS: “Nas ondas do rádio: comunicação em saúde na rádio AMORB/FM”.

O Programa Saúde na Comunidade tem por objetivo informar e debater com a população local sobre assuntos relativos a saúde e de interesse da comunidade com a participação da mesma, tem a participação de convidados de diferentes especialidades, bem como de acadêmicos da UFRGS.

A idéia central do programa é apresentar e discutir temas de saúde, em seu conceito ampliado, que sejam relevantes à realidade sócio-sanitária local. Este debate tem um enfoque na promoção, na educação e na prevenção em saúde e visa atingir a comunidade em geral, variando os temas para que múltiplos atores e interesses sejam contemplados. Além disso, através do debate, é possível aumentar o conhecimento sobre saúde, seus determinantes e condicionantes; reconhecer a saúde como direito; possibilitar a troca de conhecimentos entre os profissionais de saúde e a população, entre outros benefícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário